domingo, 19 de setembro de 2010

Fichamento por citação do Livro "O Vendedor de Sonhos do Augusto Cury". Um rico aprendizado para a vida!

By Vitor Santos



- É possível encontrar um grande amor. Só não esqueça jamais que você poderá ter o melhor parceiro ao seu lado, mas será infeliz se não tiver um romance com a própria vida.
- Se os seus sonhos forem desejos e não projetos de vida, certamente vocês levarão para sepultura seus conflitos. Sonhos sem projetos produzem pessoas frustradas, servas do sistema.
- Se o acaso for o nosso deus e os acidentes, nossos demônios seremos infantis.
- “Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos se não usar suas derrotas para cultivá-los.
- Não e a dor que nos muda, como ha milhares de anos pensamos, mas a utilização inteligente dessa dor que fazemos ao longo da vida.
- “Não tema a difamação exterior. Tema seus proprios pensamentos, pois somente eles podem penetrar em sua essencia e destrui-la.”
- Parábola da andorinha: “Certa vez houve uma inundação numa imensa floresta. O choro das nuvens que deveriam promover a vida dessa vez anunciou a morte. Os grandes animais bateram em retirada fugindo do afogamento, deixando ate os filhos para tras. Devastavam tudo que estava na frente. Os animais menores seguiam seus rastros. De repente uma pequena andorinha, toda ensopada, apareceu na contramão procurando a quem salvar. As hyenas viram a atitude da andorinha e ficaram admiradissimas. Disseram: ‘voce e louca! O que poderá fazer com um corpo tão frágil?’ Os abutres bradaram: ‘Utopica! Veja se enxerga sua pequenez!’ Por onde a fragil andorinha passava era ridicularizada. Mas, atenta, procurava alguém que pudesse resgatar. Suas asas batiam fatigadas, quando viu um filhote de beija-flor debatendo-se na água, quase se entregando. Apesar de nunca ter aprendido a mergulhar, ela se atirou na água e com muito esforço pegou o diminuto pássaro pela sua asa esquerda. E bateu em retirada, carregando o filhote no bico.Ao retornar encontrou outras hyenas, que não tardaram a declarar: ‘Maluca! Esta querendo ser heroina!’ Mas nao parou; muito fatigada, so descansou apos deixar o pequeno beija flor em local seguro. Horas depois, encontrou as hyenas embaixo de uma sombra. Fitando-as nos olhos, deu sua resposta: ‘Só me sinto digna das minhas asas se eu as utilize para fazer os outros voarem’ Ha muitas hyenas e abutres na sociedade. Não espere muito dos grandes animais. Esperem deles, sim, incompreensões, rejeições, calunias e necessidade doentia de poder. Não os chamo para serem grandes heróis, para terem seus feitos descritos nos anais da historia, mas para serem pequenas andorinhas que sobrevoam anonimamente a sociedade amando os desconhecidos e fazendo por eles o que esta ao seu alcance. Sejam dignos de suas asas. E na insignificância que se conquistam os grandes significados, e na pequenez que se realizam os grandes atos.
- Morte – Porque vocês estão desesperados? Não lhes peco que silenciem sua dor, mas que silenciem o desespero. Não espero que estanquem suas lagrimas, mas, os altos níveis de angustia. A saudade nunca e resolvida, mas o desespero deve ser aquietado, pois não honra quem partiu... Vocês estão aqui tristes com sua ausência, mergulhados num sentimento de vácuo existencial porque o estão deixando morrer no único lugar em que ele tem que continuar vivo. Dentro de vocês… Que cicatrizes ele deixou em suas emoções? Onde ele influenciou seus caminhos? Que reações marcaram sua maneira de ver a vida? Que palavras e gestos perfumaram seu intelecto? Onde este silencioso homem grita nos recônditos de suas historias?… Este homem esta vivo ou morto dentro de vocês? … o velório pode ser um ambiente de lagrimas, mas deve ser acima de tudo um ambiente saturado de elogios e recordações solenes. O luto deve ser um ambiente perfumado, uma homenagem para quem partiu. Um ambiente para contar seus gestos, declarar suas ações, comentar suas palavras. A maioria dos seres humanos tem algo para ser declarado…. Declarem o significado dele na vida de vocês. Seu silencio deve alçar vôo de nossa voz….Quando eu morrer não se desesperem. Homenageiem-me. Fale dos meus sonhos, falem das minhas loucuras… Antonio, veja como seu pai foi um homem brilhante apesar dos defeitos dele. Não refreie suas lagrimas; chore tantas vezes quantas desejar, mas não lamente desesperadamente sua perda. Ao contrario honre-o vivendo com maturidade. Honre-o enfrentando seus temores. Elogie-o sendo generoso, criativo, afetivo, sincero. Viva com sabedoria. Creio que se seu pai pudesse usar minha voz neste momento para lhe falar algo, ele lhe daria gritos para encorajá-lo a viver: “Filho, vá em frente! Nao tenha medo do caminho, tenha medo de nao caminhar!”… Somos atomos que se desintegram para nunca mais voltarem a ser o que eram? O q e a existência ou a inexistência? Que mortal sabe? Quem dissecou as entranhas da morte para expor sua essência? A morte e o fim ou o começo?
- Não ha heróis. Todo gigante encontra obstáculos que o transformam em criança, Basta esperar!
- “Nossos conflitos denunciam nossa complexidade. Se nao conseguimos ficar felizes por te-los, pelo menos deveriamos admira-los como fruto da nossa grandeza psiquica.”
- A liberdade nasce da espontaneidade. Muitos mataram sua espontaneidade nas escolas, igrejas, empresas… são robôs admirando máquinas. Nao falam o que pensam.

- Anarquia – Pierre Joseph Proudhon, inspirador desse movimento surgido no século XIX, defendia a tese da construção de uma nova sociedade, capaz de expandir a liberdade individual e libertar o trabalho da exploração do capitalismo industrial. Nessa nova ordem social, constituída pela organização dos trabalhadores, as pessoas tratariam com justiça seus pares e desenvolveriam seu potencial. Os anarquistas não reconheciam o governo vigente, suas leis e instituições. Viviam debaixo do próprio controle. Sem a tutela do Estado, o ser humano, pensavam os anarquistas, seria livre.

- Ou somos fieis a nossa consciência ou gravitamos na orbita do q os outros pensam e falam de nos.

- O poder nas mãos de um sábio o torna um aprendiz, mas na mão de um estulto o torna um ditador. Se algum dia tiverem muito poder, que fantasmas sairão do calabouço do seu inconsciente?

- Usamos os estereótipos como um padrão torpe para tachar as pessoas com determinados comportamentos. Não avaliamos o conteúdo psíquico delas: se possuem determinados gestos, imediatamente as aprisionamos na masmorra do estereotipo, classificando-as como viciadas em drogas, corruptas, doentes mentais. Os estereótipos reduzem as dimensões humanas.

- A discriminação leva horas para ser construída e séculos para ser destruída.

- …a sociedade atual possuiu um rolo compressor que massifica o intelecto dos jovens, aborta o pensamento critico e os otorna estéreis, meros repetidores de dados. O que fizeram com nossas crianças?

- O dinheiro em si mesmo não traz a felicidade, mas a falta dele pode tira-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mal uso dele nos torna miseráveis.

- “Jamais seremos iguais em nossa essência, no tecido intrínseco de nossa personalidade, em nosso pensamento, modo de reagir, ver e interpretar os fenômenos da existência. O sonho da igualdade cresce no terreno do respeito pelas diferenças.

- Fomos contagiados pelo vendedor de idéias que nos ensinou a não negar quem somos. Antes desse contagio éramos todos “normais”, estávamos todos doentes. Queríamos de alguma forma ser deuses, sem saber que ser deus é andar sobrecarregado, tenso, pesado, com o compromisso neurótico de ser perfeito, de se preocupar com a imagem social, de dar importância vital para a opinião alheia, de se cobrar, se punir, exigir. Perdemos a leveza do ser. Parecíamos zumbis engessados pelos nossos pensamentos estreitos. Fomos educados para trabalhar, crescer, progredir e infeliz,ente também para ser especialistas em trair nossa essência no diminuto parêntese do tempo em que existimos. Em que fábrica de loucura vivemos?

3 comentários:

  1. Oi Vitor!
    achei muito bacana vc ter postado em seu blog,este fichamento do livro do Augusto Cury.Eu adoro os livros dele,se vc tiver a oportunidade leia tmb "O Caminho da Humanidade",é fantastico.
    Beijos,
    Carla Harumi.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!

    Continuarei lendo um a cada dia, e te admirando cada vez mais!

    Beijos
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Nossa, rsrs

    Se estas palavras realmente são suas, coloca na midia, talves você ganha o premio Nobel.

    Palavras super complexas e relações profundas.

    Perfeito cara.

    ResponderExcluir